Doutor em Antropologia Social (UFG), mestre em Sociologia (UFMG) e graduado em Ciências Sociais (UFU) com período sanduíche na Universidade do Porto (Portugal). Estágio de pós-doutorado (UFG). Desenvolve pesquisas na área da etnologia indígena e realizou trabalho de campo junto ao povo pataxó no Vale do Rio Doce.
Mestre em Música e Cultura pela ESMU UFMG - Pós-graduação em Educação Musical com ênfase em Etnomusicologia nas Escolas de Música da UFMG e UEMG. Graduação em Psicologia FCH-FUMEC. Ministrou aulas de musicalização e teatro para a educação infantil nas escolas de ensino regular. Professora na área de formação pedagógica na Escola de música da Universidade do Estado de Minas Gerais. Coordenadora no PIBID MÚSICA UEMG, desde 2014 -Diversidade e Educação Musical. Formação e experiências profissionais em danças circulares, teatro e música.
Graduada em Ed. Física (UFMG), Mestre em Educação (UEMG), Doutoranda em Estudos do Lazer (UFMG). Atua como docente e pesquisadora nas áreas de estudos do corpo e da dança, com ênfase nas relações étnico raciais.
Doutor em Estudos do Lazer (UFMG). Mestre em Letras (UESC). Especialista em Educação e Relações Étnico-Raciais (UESC). Graduação em Artes (Escola Guignard/UEMG). Coordenador do Centro de Estudos em Design da Imagem (ED/UEMG). Coordenador do curso de Graduação em Artes Visuais Licenciatura (ED/UEMG). Integrante do grupo de pesquisa NaPrática (UFMG/CNPq). Realiza projetos de pesquisa e de extensão nos contextos do Candomblé Angola Congo e do Reinado (Irmandades do Rosário).
Graduação em Educação Física pela EEFFTO/UFMG, Mestrado em Estudo do Lazer pela EEFFTO/UFMG e Doutorado em Educação pela FAE/UFMG. Atuou como professor de Educação Física em diversas escolas públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte de 2005 a 2012. Atua no ensino superior desde 2013 e atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências do Movimento Humano (DCMH) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ibirité-MG, com projetos de pesquisa e extensão centrados na interlocução dos temas Infância, Lazer e Cidade. É coordenador do PIBID de Educação Física da UEMG/Ibirité e pesquisador do Grupo de Pesquisa Ciranda. Além disso, é professor colaborador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) na EEFFTO/UFMG e professor do Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Física escolar do Centro Pedagógico (CP).
Formado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Possui especialização (2005), mestrado (2011) e doutorado (2017) em Estudos do Lazer pela UFMG. Possui experiência em coordenação de Curso de Educação Física, onde atuou por duas vezes na Universidade do Vale do Rio Doce - UNIVALE, e na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Atualmente é Coordenador do curso de Educação Física da UEMG/Unidade Ibirité e professor adjunto. Atua como pesquisador do Laboratório de Estudo e Pesquisa em Educação do Corpo - LEPEC. Coordena os projetos de extensão: "Capoeira na UEMG", e é um dos coordenadores do Programa de Extensão Encontro de Saberes da UEMG. Possui trajetória de pesquisa sob a temática da Capoeira e de outras manifestações das culturas afro-brasileiras, com ênfase nos aspectos históricos. É membro do Conselho de Mestre da Salvaguarda da Capoeira de Minas Gerais. Coelho, como é conhecido na roda da capoeiragem, é Corda Vermelha e discípulo do Grande Mestre Nestor Capoeira.
Doutora e Mestra em História Social da Cultura ( UFMG). Professora dos cursos de Pedagogia e História na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais ( FaE/UEMG).
Doutora e Mestra em História Social da Cultura (UFMG). Vice-Coordenadora do curso de História e professora dos cursos de Pedagogia e História na Unidade Acadêmica de Ibirité, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
Doutora em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Coordenadora do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais - Ibirité (2019 - 2023). Presidenta do Fórum de cursos de Ed. Física da UEMG (2021-2023) . Formadora de agentes sociais do Programa Esporte e Lazer da Cidade - 2013 - 2019. Tesoureira da Direção Executiva Aduemg (2018 - 2022). Membro da diretoria Colegiada da ADUEMG (2023 - 2025). Líder do grupo de estudo Ciranda - Laboratório de estudos de Lazer, Infâncias e cidades- CNPQ /UEMG; e membro dos grupos de Estudo GESPEL/UFMG - Grupo de Estudos em Sociologia e Pedagogias de Esporte e Lazer- e Oricolé/UFMG - Laboratório de Pesquisa em Formação e Atuação Profissional em Lazer.
Doutora e mestre em Psicologia Social pela UFMG. Especialista em Direitos Humanos na América Latina pela UNILA. Pesquisadora no Instituto DH: Promoção, Pesquisa e Intervenção em Direitos Humanos e Cidadania. Professora do Departamento de Educação da UEMG Ibirité.
Doutora e Mestre em Lazer pela (UFMG). Docente no curso de Educação Física na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Vice Líder do grupo de pesquisa CIRANDA - Laboratório de Lazer, Infância e Cidade.
Bióloga, Mestre em Ensino de Ciências e Doutora em Educação. Professora do curso de licenciatura em Ciências Biológicas e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - UEMG - Ibirité.
Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela UFMG, mestre em Estudos Literários pela mesma instituição. Professor de Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria da Literatura na Universidade do Estado de Minas Gerais. Coordenador do grupo de pesquisa (CNPQ) "A literatura, o pensamento e a filosofia".
Doutora e Mestra em Educação. Pedagoga. Especialista em Recursos Humanos. Atua no campo no ensino superior há 24 anos em IES públicas e privadas, nos cursos de graduação, pós graduação e tecnólogos. Na modalidade presencial e Ead. Avaliadora do Mec/Inep e Consultora pedagógica.
Licenciada em Ciências Biológicas e Mestrado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - 2019). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Membro dos grupos de pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências (GEPIC/UFTM) e Laboratório de Investigações em Narrativas, Currículos e Educação (LINCE/UEMG). Desenvolve atividades junto ao corpo editorial da Revista Cadernos CIMEAC e na diretoria da Regional 4 da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia/SBENBIO (gestão 2023-2025). Atua como professora no magistério superior na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Divinópolis).
Doutora em Ensino de Arte da UFMG. Mestre em Ensino de Arte- UFMG, Especialização em História da Cultura e da Arte - UFMG, Licenciada em Arte Visuais - UEMG. Artista visual, realizou diversas exposições a partir do trabalho como artista/professora com a temática Afrobrasileira e tecnológica. Possui publicações com a temática Afrobrasileira. Participa do Núcleo de Cultura Étnicos Raciais da PBH. Docente titular na Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG/IBIRITÉ.
Professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná- UNESPAR. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR . Pesquisadora do ERêYá- Grupo de Estudos em Educação das Relações Étnico-Raciais. Integra a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN. Já atuou como Professora da Educação Infantil e Anos Iniciais. Desde 2010 atua como Coordenadora Pedagógica, na Rede Municipal de Brusque. Dedica-se à estudos na área de concentração de Práticas Educativas, nas seguintes temáticas: Gestão Escolar - Coordenação Pedagógica e Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil, Infâncias e Crianças. Em 2020 fui eleita como vereadora no município de Brusque, tornando-me a primeira pessoa negra a exercer um cargo eletivo e a sexta mulher a ocupar uma cadeira no legislativo brusquense em seus 140 anos de história.
Doutoranda em Serviço Social pela UFJF e assistente social da Prefeitura dw Juiz de Fora. Docente e Coordenadora de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Barbacena).
Doutora em Educação pela UFMG (2020). Graduada em História pela UFMG (2008). Atualmente é professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Ibirité, em atuação nos cursos de graduação em Pedagogia e História. Desenvolve pesquisa no campo do ensino de História, em interlocução com as relações étnico-raciais e de gênero.
Pós-doutorado em Saúde Coletiva (Fiocruz Minas), Doutora em História (UFMG). Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ibirité. Pesquisadora bolsista da Fiocruz Minas. Desenvolve estudos nas áreas de História da Saúde e das Doenças, História e Cultura Afro-Brasileira, Comunidades Quilombolas e História das Mulheres.
Rafael Fares é poeta, compositor e pesquisador. Nascido em Belo Horizonte no ano de 1981, é doutor em literatura indígena pela UFMG, e professor de literatura na UEMG - IBIRITÉ. Trabalhou no FIEI, Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas da UFMG entre 2006 e 2011. Realiza filmes, exposições de artes plásticas e livros com indígenas, dentre eles estão o Curar Maxakali e o Para seu trono lirar Xakriabá. Integra o Programa Encontro de Saberes e o Programa Erês, ambos da UEMG. Seus livros de poemas publicados são: Exemplar Disponível ao Roubo (2011), Fio d´água (2014), Árvore Nômade (2021) e o Matéria Sutil (2024). Lançou um álbum de canções: o Libertália.
Doutoranda e Mestre em educação. Especialista em metodologias de ensino. Pedagoga. Professora de história afrobrasileira e africana na UEMG Frutal. Atuo em projetos de Formação continuada para docentes da Ed básica - educação especial e étnico-racial.
Nascida em Juiz de Fora/MG filha de Agostinha de Souza Félix e José Norberto Félix Marques. Graduada em Ciências Sociais na aUFJF, com Mestrado em História pela UNESP/Franca e Doutorado em Educação pela UFC/Fortaleza-CE. Especialista em Educação para as Relações Étnico-raciais e pesquisadora buscando escrever a História do povo prpeto na cidade de Juiz de Fora/MG e região. Trabalhou na SEPPIR-DF no governo Dilma Rusself e atualmente é professora na UEMG Unidade Barbacena, retomando a coordenação do LEPER/Barbacena.
Bacharel e licenciada em Ciências Sociais (UFMG), Mestre em Filosofia (UFMG), especialista em Educação Ambiental, Agenda 21 e sustentabilidade (FAME/CEI). Docente na UEMG - Unidade Divinópolis-MG, departamento Humanidades. Desenvolve projetos sobre as cosmogonias afro-indígenas em diálogo com a Lei 11.645/2008.
Doutora e Mestre em Ciência do Solo-Agronomia pela UNESP, Especialista em Educação Especial e Graduada em Biologia, Pedagogia e Geografia. Atua como docente na UEMG - Unidade Frutal e é integrante do Grupo de Pesquisa "Comunidade e Equidade" (UEMG/CNPq), da Comissão Permanente de Relações Étnico-Raciais (UEMG) e do Plano de Recomposição de Aprendizagem de Minas Gerais - PRA. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão no âmbito da Educação Especial e das Relações Étnico-Raciais.
Licenciada, Mestra e Doutora em Geografia e atua como professora efetiva do Curso de Pedagogia (UEMG - Ibirité). Tem experiência com formação de professores desde 2016 e atua como pesquisadora nas subáreas de Geografia Humana, especialmente em Geografia Urbana e Econômica. Foi cofundadora e colaboradora do cursinho comunitário Educafro “Celeste Estrela” (UEMG/Carangola) e participa como professora formadora do Projeto Erês e como membro do Centro de Estudos e Prática da Capoeira (Unidade Ibiritié). Atualmente é membro do Grupo de Estudos do Capital (GECA/Usp), do Grupo de Estudos Urbanos (GeUrb/UFPB) e do Grupo de Pesquisa em História e Cultura Afrobrasileira (ITAN)