Coordenação Erês
Coordenação Erês
Doutor e mestre em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, licenciado em pedagogia pela Universidade de Uberaba e em matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, bacharel em administração pela Faculdade Pitágoras de Betim. É professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, no Departamento de Educação, Campus Helena Antipoff - Ibirité/MG, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI/UEMG (mestrado) e do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública e Cidadania - PPGSPCID (mestrado) - Faculdade de Políticas Públicas - FaPPGeN/UEMG. Coordenador geral do "Programa Erês: Curso de Formação Continuada em Educação Infantil, Infâncias e Relações Étnico-Raciais". Integra a equipe de Coordenação do Programa Encontro de Saberes da UEMG. Consultor Técnico do Ministério da Educação - MEC/UNESCO no âmbito da Política Nacional de Equidade, Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola - PNEERQ. Líder dos grupos de estudos e pesquisas "Infâncias, Matemáticas e Relações Étnico-Raciais" - IMERER/CNPq e "Grupo de Estudos Periféricos" - GEP/CNPq. Pesquisa, ministra aulas e cursos sobre os temas: "educação infantil", "Infância", "periferia", "educação das relações étnico-raciais", "decolonialidade", "contracolonização", "emancipação", "gestão democrática", "cidadania", "democracia", "formação de professores", "o legado de Paulo Freire" e "etnomatemática". Filiado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED e à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN.
E-mail: otavio.silva@uemg.br
Doutora e Mestra em História Social da Cultura (UFMG). Vice-Coordenadora do curso de História e professora dos cursos de Pedagogia e História na Unidade Acadêmica de Ibirité, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
" O Programa Erês é um curso de extensão voltado para uma educação inclusiva, antirracista, equitatativa e de qualidade. Sua proposta é qualificar e preparar os/as professores/as que atuam na Educação Infantil na construção de práticas pedagógicas que incluam valores concernentes à pluralidade étnica e cultural da sociedade brasileira."
Laura Regina Gouvea, é Pedagoga, escritora e contadora de histórias infantis. Pós graduanda em Artes pela UFPEL, foi bolsista de pesquisa pela UEMG em Educação Infantil para as Relações Étnico-Raciais (2022-2023) e presta Apoio à Coordenação desde 2024 no curso "Programa Erês: Curso de Formação Continuada Infâncias, Educação Infantil e Relações Étnico-Raciais", também pela UEMG. É autora dos livros Margot (2023), publicado pela Editora Caravana Grupo Editorial, e Alguém para morar em meu telhado(2025), pela Editora Telha.